quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Noticias da SME

· A Secretaria Municipal de Educação esteve presente na 2ª Feira Binacional do Livro com atendimento através da Biblioteca Itinerante recebendo a comunidade em geral e de forma especial as crianças que confeccionaram desenhos a partir das leituras realizadas.






·
No dia 20 de novembro foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mal. Castelo Branco, a 4ª Mostra Artística em que aconteceu o Concurso de Bandeiras do Brasil, O concurso foi direcionado para a confecção de Bandeiras do Brasil de todas as épocas, desde 1500 até a atual. O vencedor foi o Projeto Case, coordenado pela Profª. Dioneida, com um trabalho utilizando materiais didáticos como giz,canetas,blocos de anotações,etc;com o objetivo de enfatizar a educação.


· No dia 10/11/2010 aconteceu o lançamento do Projeto “BRASILAFRICA TRANSCENDENDO ESPAÇOS” - é um projeto realizado em parceria com a UNIPAMPA intitulado “Brasil transcendo espaços “ realizado em novembro de 2009, e que deu continuidade na “Semana da Consciência Negra”. Esse projeto tem como metas: discutir e refletir acerca das culturas afro e afro descentes; promover a sensibilização para uma educação multicultural que qualifique a formação e a prática de professores da rede municipal de Jaguarão; promover a reflexão acerca do legado cultural africano; incentivar situações de aprendizagem e de convívio cultural.O início aconteceu na sede da Unipampa, com a presença dos professores da rede municipal, a discussão sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações étnico raciais ( Lei 10639/03). Foi proposto que o trabalho seja suporte para projetos interdisciplinares, constituindo ações que promoverão uma educação mais inclusiva, uma educação para as relações étnicos-raciais nas Escolas do Município.

· No mesmo evento foram realizadas as premiações do “Projeto Leitura” , projeto este idealizado pela SME em parceria com as Escolas, cujas premiações foram as seguintes:

· Categoria mascote – séries iniciais - EMEB Lauro Ribeiro - aluna : Larissa Soares - Categoria cartas – Séries Finais - 1º lugar : EMEF Gal. Antônio de Sampaio – Aluna Débora Gonçalves Pinto – 2º lugar: EMEF Dr. Fernando C. Ribas – aluna; Graciele de Souza Feijó.

Categoria ¨Teatro – Anos Iniciais –

1º lugar: EMEF Marcílio Dias - Alunos: Marina A. Rodrigues, Beatriz P. da Silva, Milena S. de Alcântara, Hingrid G. de Oliveira, Lauryane D. Moraes, Bárbara C. F. Pereira, Jenyfer C. D. Corrêa, Alinew T. de Leon, Amanda H. O. Rodrigues, Beatriz P. Fernandez , Andressa D. Quenon, Thamires S. Nunes.

2º lugar – EMEF Ceni S. Dias - alunos ; Daniela G. Oliveira, Desirrê F. Rodrigues, Eduarda O. Souza, Fernanda V. dos Santos, Jennefer T. Gutierrez, Kelvin S. Martins, Ketilyn C. B. de Alcântara, Paola Rodrigues Pinheiro, Tuany R. Schmalfuss, Vitória F. Saraiva, Walyson F. Teixeira, Adriele J. L. da Silva, Diego S. Fernandes, Everton A. Botelho, Flávia Gabriely C. Chafado, João Victor A. Caetano, Lucas E. Valle, Maiara dos S. usandizaga, Mel F. Miranda, Vitória C. da Rosa.

Categoria Reescrevendo História – anos Iniciais

EMEF Ceni Soares Dias – aluna – Kymberly Lages da Silva

Categoria Desenho – Educação Infantil – aluna: Lauriane R. A. da Silva

Caetgoria História de Vida – EJA – aluno: Dionatan Buzó

· No dia 22 de novembro o escritor Kalunga, patrono da Feira Binancional do Livro, recebeu os alunos das Escolas da Rede Municipal na Casa de Cultura,onde realizou brincadeiras pedagógicas.

· O escritor Jaguarense fez visitas a algumas Escolas da Rede Municipal e Estadual proporcionando momentos de lazeres e entretenimento com seu trabalho.

· No dia 27 de novembro, foi concluído, no Município de Jaguarão, o Projeto EDHUCA, ( Escola de Direitos Humanos e Cidadania) ministrado por acadêmicos de Direito da UFPEL, sobre os seguintes temas: abuso sexual, drogadição, discriminação e preconceito, violência doméstica e bulying. Com cinco encontros presenciais e cinco á distância. A prfª Mara Ortiz – da SME, responsável por este Projeto, diz que “esses assuntos além de polêmicos, estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e, acredito que com a intencionalidade de conhecer seus conceitos mais minuciosamente, cuidados e posicionamentos a serem tomados, uma grande quantidade de educadores dos diferentes segmentos de nossa sociedade optaram em participar do curso”. A professora Roseli, secretária adjunta de educação, compareceu ao evento, agradecendo as palestrantes pela vinda ao Município e parabenizando toda a equipe, pelo excelente trabalho.

· Ao longo do ano de 2010,a Secretaria Municipal de Educação,através do Serviço de Alimentação Escolar realizou encontros destinados a capacitar os manipuladores de alimentos,a cargo da Nutricionista Thais B. Borba Cunha e da Coordenadora Berenice Faria Nunes.Forama abordados temas como:apresentação do Programa Nacional de Alimentação(PNAE),higiêne pessoal e dos alimentos,armazenamento dos alimentos,entre outros temas.No último dia 20 de Novembro,o encontro teve a participação especial do Sr.Gaspar Dutra,que abordou a atuação do Conselho de Alimentação Escolar(CAE) no Município de Jaguarão.Neste próximo dia 04 de Dezembro estão programadas atividades para o encerramento,como a participação do Sr Luiz Xavier falando acerca da atuação da Vigilância Sanitária na Alimentação Escolar.Na ocasião serão entregues os certificados de participação e também uma confraternização.Desde já a Secretaria de Educação agradece a presença de todos.

·

Nenhum comentário:

Postar um comentário