quarta-feira, 27 de outubro de 2010


Jaguarão receberá o Museu itinerante da PUCRS

Integrando as atividades da Rede Regional de Ciências, no dia 17 de Novembro a Secretaria de Educação estará proporcionando para os estudantes do município o Promusit (Programa Museu itinerante, pertencente ao museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS).

O Promusit é constituído por um caminhão especialmente projetado, no qual são transportados cerca de 70 experimentos interativos. Além de ser utilizado para transporte, o veículo, depois de descarregado, transforma-se num moderno auditório, com ar condicionado e equipamentos de áudio. Nesse ambiente é apresentado um filme sobre o Corpo Humano utilizando a tecnologia 3D, sendo que o espaço poderá ser utilizado, também, para palestras e apresentações de documentários científicos.
Os experimentos são dispostos numa área de aproximadamente 800m², onde estudantes e população em geral têm oportunidade de aprender Ciências de uma maneira lúdica e interativa.

As escolas interessadas poderão agendar as visitas através dos telefones 32618488 ou 32612003 – Jaguarão; ou 32776700, Necim, em Pelotas.

ENTENDA MAIS - REDE REGIONAL DE CIÊNCIAS: A Rede Regional de Ciências é um programa do Necim – Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática – do Campus Pelotas Visconde da Graça, do IFSUL, cujo objetivo é interligar professores, alunos e comunidades escolares dos municípios que integram a Azonasul. Aprovado pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que disponibilizou os recursos necessários para sua efetivação, iniciando suas atividades em novembro deste ano.

A Rede realizará diversas ações de formação continuada, entre elas: reconhecer as experiências no âmbito das escolas públicas e o nível de envolvimento dos professores; conhecer experiências pedagógicas de professores da rede de escolas públicas da Educação Básica nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática; promover o debate sobre diferentes metodologias e alternativas de ensino; apontar soluções para a melhoria da qualidade do ensino e o estímulo à participação dos professores em eventos relacionados a sua formação e, além disso, estimular a participação direta de alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, nos eventos e trabalhos desenvolvidos pelos polos, pela escola e pelo Necim.

O Programa está subdividido em seis subprojetos cada um apresentando estrutura própria nos cinco municípios polos; Jaguarão, Canguçu, Piratini, Santa Vitória do Palmar e Pelotas com atividades de formação continuada promovidas e coordenada pelo Necim.

* O espaço ciência em Jaguarão estará sediado no Pólo de Educação a distância que funciona no antigo prédio da Escola Gedeão de F. Santos, sito a rua 3 de outubro, 180.

2 comentários:

  1. Tem que divulgar o blog nos jornais da cidade, fiquei sabendo do blog, devido ao acesso ao blog do pt de Jaguarão.

    abraço
    www.leonardoterra.blogspot.com

    ResponderExcluir