quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Projeto Menina Abusada



No dia 1º de outubro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Desporto recebeu Maricélia Pinto Ferreira Presidente da Associação Missão Restaurando Vidas e Assessora Jurídica – MPPB, com a finalidade de articular a  implantação do Projeto Menina Abusada em Jaguarão, que tem previsão para iniciar em março de 2014.
O objetivo do curso é coibir a proliferação da violência sexual de criança e adolescentes, promovendo mecanismos de defesa e o protagonismo infanto-juvenil.
Desde 2007, o Menina Abusada já mobilizou 28 municípios com ações de enfrentamento a essa problemática, promovendo formações aos profissionais de educação, saúde e assistência social, mobilizando através do Teatro de Rua “Menina Abusada”, toda sociedade civil para conscientização da importância da denúncia.
O projeto conta com 4 etapas: 1ª Etapa: Mobilização social – Teatro de rua; 2ª Etapa: Formação dos profissionais de Educação Saúde e Assistência social; 3ª Etapa: Protagonismo – Ação das crianças e adolescentes no Enfrentamento à Violência Sexual; 4ª Etapa: Articulação e fortalecimento da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Fases do projeto na escola executora:
Mobilização Escolar: Planejamento com corpo docente, direção e equipe pedagógica da escola; Reunião de pais para sensibilização.
Ativismo: É o período da execução em sala de aula das atividades planejadas, que compreendem três semanas.
Integração: Secretaria de Educação Municipal, escola executora e Restaurando vidas, sociedade civil e autoridades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário