quinta-feira, 5 de maio de 2011

Oficinas de Inclusão Digital na Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação estará oferecendo durante o período de abril a Outubro de 2011, Oficinas de Inclusão Digital aos professores e funcionários das escolas municipais.
Esse projeto está sendo desenvolvido pela professora Carmem Angela Corrêa Araujo, responsável pelo Setor de Informática Educativa da SME. Os participantes receberão um certificado de 40h pela participação nas formações.
As oficinas serão desenvolvidas em dez etapas, divididas em três blocos assim distribuídos: Oficinas “Primeiros Passos” - Etapa 1 - Utilizando o editor de textos (BrOffice – Linux); Etapa 2 - Criando SlideShows (Impress – Linux); Etapa 3 - Introdução ao uso de Planilhas eletrônicas (Calc – Linux); Oficinas “Explorando os recursos do LE” - Etapa 4 - Explorando os Objetos de aprendizagem do Linux Educacional; Etapa 5 - Analisando e planejando com os DVDs da TV escola no LE; Etapa 6 - Explorando os recursos do RIVED no LE; Oficinas “Criando e Editando Páginas Web” - Etapa 7 - Criando e editando um Blog; Etapa 8 - Explorando os recursos do Gmail;
Etapa 9 - Criando e editando uma página Web no Google Sites; Etapa 10 - Criando e editando uma Wiki (página de construção colaborativa).
A professora Maria da Graça Souza, Secretária Municipal de Educação esclarece que as formações são voltadas aos profissionais em educação e, por esse motivo, considerou-se importante incluir também nesse projeto a participação dos funcionários de escola que também precisam estar atualizados e apropriarem-se das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação – NTICs.
A Secretária também comenta da sua satisfação com a aceitação da proposta pelos educadores das escolas da Rede Municipal, concluindo que o projeto foi lançado com a previsão de três turmas e, devido a grande procura, foi necessária a criação de mais duas turmas, já que inscreveram-se 147 professores e funcionários.
Os primeiros encontros já estão acontecendo desde o dia 29/04/2011, no Polo da UAB - Universidade Aberta do Brasil, sendo que uma das turmas será atendida no Laboratório de Informática da E. M. E. F. Antônio Sampaio.

2 comentários:

  1. Oi Carminha!!! Fico muito feliz em saber que estás realmente multiplicando os conhecimentos adquiridos ao longo de tua caminhada - busca de novas possibilidades de trabalho com teus alunos na utilização das tecnologias. Estão de parabéns pelo excelente trabalho que estás realizando juntos aos colegas professores municipais da cidade de Jaguarão. Só posso desejar a todos: muito sucesso!
    Abraços, Maritânia - profª formadora NTE Pelotas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maritânia
    Obrigada pelas palavras carinhosas e de incentivo.
    Estou tentando por em prática os ensinamentos que recebi de vocês no NTE e também na Especialização de Mídias na Educação, curso em que és tutora.
    Agradeço a ti, pelo apoio de sempre e aos gestores do município de Jaguarão por acreditarem no meu trabalho.
    Abraços

    ResponderExcluir